Ir para o conteúdo

Câmara de Penápolis
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
História do Município

Símbolos Oficiais do Município de Araçariguama

1 - Instituição dos Símbolos

A Câmara Municipal de Araçariguama iniciou seus trabalhos em 1º de janeiro de 1993, já que a emancipação foi aprovada em 1991 e as primeiras eleições realizadas em 1992. Abaixo, estão os símbolos da cidade: Brasão e Bandeira.

    

Conforme Lei nº 139/1995, os símbolos acima foram então oficializados, cores oficiais: amarelo, vermelho e preto.

Significado dos elementos do Brasão e da Bandeira

Brasão

1 - Águia: Poder, prosperidade, vitória. Simboliza a generosidade e liberdade porque, apesar de feroz, faz partícipes de sua preza às aves menores; também porque não procura vingar-se de animais inferiores;

2 - Algodão e milho: representam produtos oriundos da terra dadivosa e fértil, que foi a princípio, esteios da economia municipal;

3 - Bandeirante: rememora a epopeia do bandeirantismo de que participou Araçariguama, lembrando em especial o sertanista Francisco Rodrigues de Prado, um dos fundadores do povoado que deu origem à cidade;

4 - Besante: originariamente era moeda de ouro, simbolizando o direito soberano de cunhar moedas, mais tarde, foi representativa dos altos cargos financeiros do estado. Representando aqui as minas de ouro, cuja fama foi um dos esteios do povoado;

5 - Bordadura: serve de brisura e representava a cota de armas, sendo conhecida aos esforçados guerreiros por sua valentia. Símbolo de proteção àqueles que o príncipe queria amparar;

6 - Coroa mural: símbolo da emancipação política, com oitos torres representando a cidade, das quais cinco são aparentes; as portas abertas proclamam o caráter hospitaleiro do povo;

7 - Engrenagem: simboliza o comércio e a indústria, advindos com o desenvolvimento do país;

8 - Flor-de-lis: é a flor heráldica por excelência. Em tempos remotos simbolizava a concessão dos Reis da França por serviços eminentes ou ações memoráveis. No brasão faz alusão à Nossa Senhora, referindo-se em especial à Santíssima Padroeira do Município, Nossa Senhora da Penha.

9 - Goles ou vermelha: indica derramamento de sangue em batalha ou pela conquista da vitória, audácia, valor, galhardia, nobreza conspícua e domínio, assinalando os predicados dos primeiros povoadores da região, legados e seus pósteros, a proteger as tradições do Município;

10 - Martelo: simboliza a fadiga, o trabalho assíduo e eficaz, o engenho e a perseverança;

11 - Ouro: benignidade, clemência, nobreza, riqueza, cavalaria, soberania, glória, vida longa, eternidade, prosperidade, força e poder;

12 - Prata: humildade, inocência, felicidade, pureza, temperança, verdade, franqueza, brancura, tranquilidade e integridade;

13 - Sable ou negro: prudência, simplicidade, sabedoria, ciência, gravidade, fortaleza, constância, honestidade, firmeza, moderação, silêncio e segredo;

14 - Sacerdote: salienta a histórica contribuição do clero nos albores do povoamento, com a criação da Paróquia de Nossa Senhora da Penha e a edificação do convento dedicado à Virgem Mãe de Deus;

15 - No listel de goles (vermelho) o topônimo “Araçariguama”, em letras de Sable, identifica o Município.

 

Bandeira

Corresponde ao mesmo do Brasão, sendo que amarelo corresponde ao ouro, o azul representa justiça, formosura, doçura, elogio, nobreza, perseverança, recreação, zelo e lealdade.

 

2 - Alteração dos Símbolos em 2008

Com a Lei nº 458/2008, as cores oficiais passaram a ser: vermelho, amarelo e verde. O Brasão e a Bandeira foram alterados.


 

Significado dos elementos do Brasão e da Bandeira

Brasão

1 - Escudo: Foi substituída a águia, por peças e figuras históricas do município, a brisura foi eliminada, pois, a mesma é usada nos brasões de família para dividir ou quebrar a hereditariedade.

2 – Mina do Cantagalo: Marco histórico na formação de Araçariguama. Uma das principais jazidas de ouro e prata exploradas em São Paulo na primeira metade do século XIX. Tornou-se famosa pela quantidade destes minérios encontrados em áreas bastante próximas do seu núcleo urbano.

3 - Estrela: Indica esperança de sucesso numa empresa arriscada. Significa esplendor e nobreza, guia seguro, aspiração e coisas superiores e as ações sublimes. Luminoso futuro auspicioso à própria descendência. “Celebridade”.

4 - Engrenagem: Representa a expansão comercial e industrial do Município.

5 - Morro do Vuturuna: Um dos mais conhecidos pontos de extração de minérios já nos fins do século XVI; o pulmão biológico da região, é um espaço adequado às várias práticas esportivas, bem como às atividades ecológicas e às biológicas em todas suas variações.

6 - Faixa Prateada: Representa o Rio Tietê banhando o Município de Araçariguama, com suas altas e bonitas cachoeiras e corredeiras.

7 - Araçari: Araçariguama significa “Sítio dos Araçaris”, local este onde os Araçaris se reuniam para comer, motivo este, foi inserido a silhueta do mesmo em um escudete, nas suas cores naturais.

8 – Milho e Algodão: Representam as riquezas existentes em Araçariguama por atos dos fazendeiros nela residentes, e que mantinham ali importantes produções agrícolas.

9 - Bandeirante: Representa a epopeia do bandeirantismo de que participou Araçariguama, em especial o vereador e almotacel paulistano Afonso Sardinha, que foi também Capitão-Mor das Gentes de São Paulo, e que em 1590 adquiriu, em leilão oficial, o direito de explorar os veios de ouro da Mina do Morro de Byturuna, tornando-se o fundador do arraial ao ‘fabricar’ Capela em honra de Santa Bárbara, como era praxe colonial e poder de quem tinha tal direito da Capitania de São Vicente.

10 - Religioso: Representa a histórica contribuição do Clero na formação do povoado, como a criação da Paróquia de Nossa Senhora da Penha.

11 - Listel: De esmalte em goles (vermelho) e no fundo blao (azul) temos o topônimo “Araçariguama” com suas datas de fundação e emancipação do município, tudo no metal (cor) prata. Aqui, foi mudado o negro (sable) do topônimo e datas, porque além de significar também dor, luto e aflição, temos que obedecer as leis e regras heráldicas, seguindo os mesmos esmaltes (cores) ou metais do brasão do nosso Estado, tanto na coroa mural como no listel. 

12 - Ouro: O mais nobre do brasão simboliza a força, a fé, a riqueza, o mando, a justiça, benignidade, clemência, generosidades, vida longa, eternidade, prosperidade e poder.

13 - Prata: Simboliza a humildade, inocência, felicidade, pureza, temperança, verdade, franqueza, brancura, tranquilidade e integridade.

14 – Verde (Sinople): Simboliza a esperança, abundância e liberdade. Os que trazem este esmalte (cor) em seus escudos são obrigados a socorrer os lavradores em geral, os órfãos e os pobres oprimidos. Dos elementos representa a Terra, dos meses maio.

15 – Vermelho (Goles): Simboliza entre as qualidades, o valor, atrevimento, intrepidez. Os que trazem este esmalte (cor) em seus escudos são obrigados, principalmente. Dos elementos representa a Terra, dos meses maio.

16 – Azul (Blao): Este esmalte (cor) simboliza a realeza, a majestade, a formosura, serenidade, elogio, doçura, nobreza, perseverança, zelo recreação, lealdade, firmeza incorruptível, gloria e virtude. Dos metais representa o aço.

 

Bandeira

Conforme art. 14, parágrafo 2º, o significado das cores da Bandeira é o mesmo referido no art. 10 (Brasão), observando-se, entretanto, que o metal do brasão de armas corresponde ao amarelo das bandeiras; e prata ao branco;  cor esta que significa entre os adornos preciosos, a pérola; dos astros a lua; dos signos do zodíaco câncer; dos elementos a água, dos dias da semana, segunda-feira; dos meses do ano; os de janeiro e fevereiro; das árvores, a palmeira; das flores, a açucena; das aves, a poma; dos quadrúpedes, o arminho que significa também, entre tudo já visto, inocência e virgindade.

 

3 - Alteração das Cores em 2023

Conforme Lei nº 994/2023 as cores oficiais de Araçariguama passaram a ser: vermelho, amarelo, verde, branco e azul. O Brasão e a Bandeira permanecem sem alterações.

 

4 - Hino de Araçariguama

Conforme Lei nº 266/2001 foi instituído o Hino de Araçariguama, sendo sua autoria de Gaspar Batista Lopes e Almir Coelho da Silva, melodia de Carlinhos



Seta
Portal atualizado em:
b.Soares